O QUE É GASTRONOMIA

 

 

Imagem1

 

Expressão que se origina no grego antigo (gastros, “estômago”, e nomia, "conhecimento" ou "lei"). 
 É um ramo que engloba a culinária (todas as técnicas de preparo de alimentos), as bebidas, materiais e insumos usados no preparo e todos os aspectos culturais que se relacionam com a alimentação.
 Um dos maiores prazeres da vida é justamente o que a comida proporciona. A gastronomia se origina desse prazer e constituiu-se como o estudo e pesquisa das diferentes técnicas de preparo e associação entre diferentes alimentos para que se possa extrair deles o maior benefício possível.
 Muitos pratos desenvolvidos por renomados Chefs são criados a partir de ingredientes aleatórios que dispõem na cozinha? 
Isso é desenvolver a criatividade na cozinha.
São pratos bem elaborados com ingredientes simples mas com receitas que requinte, é um prato com toque de criatividade e originalidade ,isso é a gastronomia. Imagem2

UM POUCO DA HISTÓRIA

No Renascimento servir refeições criativas e bonitas passou a ser uma obrigação. Foi quando começaram a aparecer livros de culinária. Em fins do século XVI, cozinheiros Italianos espalharam-se pelo mundo, divulgando essa arte.

Exemplos da Gastronomia

 

JILÓ NA  GASTRONOMIAImagem5

De sabor antes renegado, o jiló tem caído nas graças de chefes brasileiros, que usam o fruto de formas cada vez mais inusitadas. Frito, vira petisco crocante,com calda de açúcar doce em compota. E essa receita  requintada e muito diferente :

#Jiló fatiado, na conserva de balsâmico, mel e alecrim, com bolinhas de queijo de cabra e torradinhas.

E temos também o quiabo-

 

O QUIABO

Mesmo figurando em pratos tradicionais da culinária brasileira, o quiabo sempre foi vítima de preconceito: porque ele baba, porque tem pelo, porque não é propriamente… assim… um galã.

Cheio de estilo e personalidade, ele  atualmente dá a volta por cima. E agora pode ser visto (e saboreado) na companhia de ingredientes de peso, como o brincando de ser caviar e até invadindo receitas francesas.

E aí vem o chuchu

O CHUCHU

Todo mundo brinca que chuchu é sem graça, não tem sabor e etc. Na verdade, ele é um alimento rico em potássio e em vitaminas A e C, além de ser pouco calórico, diurético (90% de água!) e ajudar na digestão. Chuchu. Desprezado nas cozinhas profissionais, o vegetal que já foi símbolo da gastronomia brasileira pode figurar em pratos mais sofisticados do que o tradicional refogado.

Chefes criam pratos especiais com esse Ingrediente

A Gastronomia mostra que os alimentos de todos os  dias podem virar uma festa de Sabores!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s